sexta-feira, 10 de junho de 2011

QUENTIN TARANTINO


Outra referência que utilizamos na peça Mosketeiras, é o universo do cineasta QUENTIN TARANTINO. Que além das várias qualificações artísticas que o cercam, sua filmografia também é conhecida e admirada pelas citações, homenagens e também referências que ele faz aos gêneros, Diretores, autores e atores que admira.
Aqui em POA, neste mês houve um espetáculo de dança inspirado na sua carreira: Pulp Dance Dirigido por: Juliana Vicari
As atrizes e eu somos absurdamente "Tarantinescos" e Pulp Fiction/Kill Bill estão lá representados em dois momentos da peça, identificáveis pelos amantes da sétima arte e fãs dele.

QUENTIN TARANTINO (Fonte Wikipédia)

os 22 anos escreveu seu primeiro roteiro, Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit. Em1984, Tarantino começou a trabalhar como balconista na Video Archives, uma famosa locadora de filmes em Manhattan Beach; lá se tornou amigo de Roger Avary, um colega de trabalho com quem mais tarde viria a colaborar em Pulp Fiction. Ele continuou seus estudos em atuação na Allen Garfield's Actors' Shelter, em Beverly Hills, mas passou a se dedicar principalmente a escrever roteiros.

Seus primeiros roteiros vendidos, Amor à Queima Roupa e Assassinos por Natureza, tiraram-lhe do anonimato.

Seguindo o sucesso de Cães de Aluguel, Tarantino foi abordado por Hollywood e recebeu propostas para dirigir vários projetos, incluindoVelocidade Máxima e Homens de Preto. Em vez disso, ele se recolheu em Amsterdã para trabalhar em seu roteiro para Pulp Fiction - Tempo de Violência. Quando foi finalmente lançado, o filme ganhou a Palme d'Or (Palma de Ouro) no Festival de Cannes de 1994, também rendendo a Tarantino e Avary o Oscar de Melhor Roteiro Original, além da indicação na categoria de Melhor Filme

Influências

Tarantino ficou conhecido como cineasta por seu conhecimento enciclopédico de filmes, críticas de cinema e história do cinema. Particularmente, ele tem um vasto conhecimento de filmes estrangeiros, filmes de gênero e filmes pouco conhecidos. Ele se declara um fã de filmes de ação de Hong Kong, filmes de faroeste, filmes de terror italianos, filmes da nouvelle vague francesa, e cinema britânico. Sua paixão por estes estilos de cinema se reflete em seus trabalhos — todos os seus filmes fazem referências a outros filmes ou gêneros diferentes de cinema, em seu estilo, histórias ou diálogos. Certa vez, ele resumiu tudo isso dizendo "Eu nunca freqüentei a escola de cinema. Eu freqüentei o cinema".

Filmografia

Como diretor
Como roteirista

Nenhum comentário: